Receita passa a ter acesso a informações financeiras de pessoas físicas e jurídicas!


 

Provavelmente em algum momento você recebeu, ou receberá de alguém uma mensagem com este título e ficou na dúvida se era fato ou fake! Tenho que ser honesto em te dizer que nós mesmos fomos buscar maiores informações a respeito pois poderia sim ser fake, principalmente no momento em que vivemos onde a Guerra de Informações com causas nem um pouco nobres toma conta das redes. Mas enfim, esta é sim uma informação verdadeira (fato) e que não nos surpreende diante dos avanços tecnológicos que nos últimos 20 anos a Receita Federal colocou em operação (que diga-se de passagem embora muitos não gostem, é objeto de admiração de muitos Países, inclusive em situação econômica melhor do que a nossa).

A medida consta no Convênio Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) nº 166/2022, que substituiu o Convênio 50/2022.

De acordo com a medida, as informações sobre transações com cartões de débito, crédito, de loja, transferência de recursos e transações eletrônicas do Sistema de Pagamento Instantâneo, deverão ser enviadas para a Receita Federal pelos Bancos. Outros instrumentos de pagamentos eletrônicos deverão estar vinculados ao documento fiscal emitido na operação ou prestação respectiva.

Com ação retroativa, as instituições financeiras deverão repassar ao órgão, informações sobre transações com o PIX desde sua implantação em 2020 e demais formas desde Janeiro de 2022.

Importante ressaltar que caso seja diagnosticada falhas na declaração das operações, consideradas como sonegação, fica o contribuinte sujeito ao pagamento dos encargos sobre os valores não declarados, retroagindo em até 5 anos.

Neste momento, você deve estar se perguntando, e agora? Quais são os pontos de atenção para não ter problemas daqui pra frente? Com base neste questionamento, elaboramos algumas dicas que podem te ajudar:


- Não misturar receitas e despesas pessoais, com as da empresa. E é simples, a conta da empresa só paga e recebe contas da própria empresa! Considerar o Princípio da Entidade;


- Vendeu produto ou serviço de qualquer valor emita nota fiscal! Mesmo sabendo que a nossa carga tributária é altíssima e que boa parte das empresas não operam, ou não conseguem operar desta forma, esta acaba sendo uma dica valiosíssima para quem quer diminuir estes riscos. Além disto, Instituições financeiras tendem a possibilitar melhores condições de crédito para empresas com maior volume de movimentações, o que no momento certo e se usado de uma maneira correta, pode ajudar a sua empresa a expandir os seus negócios;


- Exija nota fiscal em todas as suas compras de mercadorias, produtos para uso ou consumo, prestações de serviço e etc;


- Sistemas de gestão (ERP), são instrumentos essenciais para organização e planejamento de sua empresa. Use e abuse dos recursos que o sistema oferece. Mantenha-o atualizado diariamente, pois servirá de base para suas decisões;


- Rotinas administrativas bem elaboradas e executadas são essenciais(Conciliações, contas a pagar, contas a receber, fluxo de caixa, organização documental e etc). Atualmente, manter esta rotina em ordem, não depende mais de uma equipe grande e onerosa para empresa, seja ela uma micro ou uma grande empresa. Para isto, a contratação de uma empresa de BPO Financeiro irá suprir todas estas demandas, dando a você empresário a liberdade para realizar as atividades que realmente são dependentes de você e que farão realmente expandir os seus negócios.


A regra é clara! Quer alcançar o sucesso do seu negócio, mantenha sua empresa em ordem e fique livre de preocupações desnecessárias e que o fazem perder o foco do que realmente importa!

A Norteia BPO está aqui para ajudá-lo(a)! Temos a solução ideal independente do tamanho da sua empresa! O que muitas pessoas não sabem, é que os serviços de BPO Financeiro são em média 50% mais em conta do que manter funcionários internamente para realizar tais atividades, e mais, eliminam a possibilidade de passivos trabalhistas, encargos sociais, além de diminuir suas despesas e custos em geral!


Dúvidas ou orçamentos, entre em contato pelo whatsapp: (41)98785-7552, ou através do e-mail contato@norteiabpo.com.br

 

Fonte: Contábeis
Link:https://www.contabeis.com.br/noticias/54354/rfb-transacoes-financeiras-ja-devem-ser-compartilhadas/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pequenas empresas têm até amanhã para aderir ao Simples Nacional

BPO Financeiro: O que é? Quais são os tipos de empresas que necessitam deste serviço?